Este trabalho foi realizado pela turma do terceiro ano do ensino fundamental vespertino.
O trabalho foi realizado de acordo com a história do município de Londrina, da qual realizamos uma visita ao museu, e fizemos reprodução oral e escrita dos fatos históricos, além da confecção de cartazes dos pontos turísticos de Londrina atualmente, salientado, portanto, a evolução do município desde a chegada da Companhia de Terras Norte do Paraná.
O objetivo maior do mesmo foi permitir que as crianças vivenciassem o nascimento de Londrina e seu desenvolvimento através de entrevistas, vídeos e documentários assistidos ao longo das aulas, visto que os mesmos só vieram contribuir para o conhecimento prévio dos alunos, além de aguçar e promover o conhecimento de uma forma diferenciada.
Veja os textos que as crianças produziram:
Em 1935, construíram a primeira Estação Ferroviária. A segunda foi construída em 1950, e somente em 1970 o prédio foi utilizado para o museu.
No museu tem um painel com os nomes das pessoas que ajudaram a construir o museu.
O museu possui vários objetos antigos, como: rádio, televisão, telégrafo, relógios, cadeira de dentista e barbeiro, que foram doados pelas pessoas.
No museu está guardada a história de Londrina.
Autores: Guilherme Tanaka
Isabela Parellada
Lincoln Susumu
No Museu Histórico de Londrina tem várias salas, onde os objetos e utensílios estão sendo preservados e vistos por todos. Os objetos que se encontram no museu são doados pelas pessoas.
Existe uma sala de utensílios que tem objetos antigos e a maioria são de uso na cozinha.
No museu existem fotos do período de colonização de Londrina e objetos também, como: foice, telégrafo, televisão rádio e outros.
Uma das coisas que mais chamou atenção dos alunos, foi a réplica da fábrica de café.
O café era considerado ouro verde da região, promoveu aceleração da colonização e derrubada das matas.
Autores: Ana Flávia Fernandes
Leonardo Hideki
Vitor Santos
Antigamente o supermercado era chamado de armazém.
No museu tem um modelo de armazém antigo, com produtos que vendiam lá.
O armazém é menor que o supermercado e vendia de tudo, como por exemplo: máquina de costura, lingüiça, alho, queijo, lampião e até animais.
Autores: Arthur Salomão
Bruno Henrique Conselvan
José Eduardo Santos Moro
No Museu histórico de Londrina existem vídeos de Londrina, desde o período de colonização.
Os alunos da Escola Alfa, do 3º ano, assistiram um vídeo sobre Londrina.
O vídeo fala que a vida das pessoas antigamente não era fácil e que foi a Companhia de Terras Norte do Paraná que iniciou a colonização através dos ingleses e os primeiros compradores de terras foram os japoneses.
Em 1975 surgiu uma geada negra que queimou quase todos os pés de cafés e por isso tiveram que cortá-los.
Alunos: Bruno Dantas
Gregório Ramires
Maria Clara Ulbrich
Antigamente o trilho do trem ia até muitos lugares, mas agora só vai até a escada do Museu de exemplo. O trilho do trem foi construído de madeira e de metal e por baixo do trilho tem pedrinhas.
No Museu Histórico de Londrina tem um trem que possui dois vagões. O primeiro vagão era para as pessoas ricas, e o segundo vagão era para as pessoas pobres.
Agora é proibido entrar no trem.
Muitas pessoas morreram no trilho do trem ou perderam as pernas.
De baixo do trem tem o motor que faz o trem funcionar.
O trem antigamente era muito útil porque era o meio de transporte mais utilizado para transportar pessoas e mercadorias.
O trem é muito velho mais é famoso.
Alunos: Ana Flávia Pomin
Gabriel Dutra
Vitor Nagai
O Museu Padre Carlos Weiss, mais conhecido como Museu Histórico de Londrina, está situado na Rua Benjamim Constant, 900 – Centro.
Foi inaugurado em 1970, na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Londrina.
Seu acervo, dedicado a preservação da história e dos costumes da região desde o tempo dos primeiro colonizadores, está dividido em três grandes áreas: imagem e som, objetos e documentação.
Desde 10 de dezembro de 1986, ocupa o prédio da antiga Estação Ferroviária de Londrina, que por suas linhas arquitetônicas constitui-se em marco histórico da origem inglesa da colonização de Londrina e do Norte Novo do Paraná.
O Museu possui uma exposição de caráter permanente que tem por objetivo mostrar a história da cidade de uma forma bastante didática, além de realizar anualmente exposições temporárias sobre os mais diversos temas relativos à memória londrinense.
Possui um grande acervo de objetos pessoais, indumentária, móveis, louças, brinquedos, documentos, e outros que traduzem o cotidiano dos primeiros habitantes da cidade.
O Museu possui ainda um grande acervo fotográfico e biblioteca especializada disponível para estudantes, pesquisadores e interessados em geral.
Renata Brancaglian
Nenhum comentário:
Postar um comentário