Antecipação em sala:
Os alunos escreveram no caderno o que eles acreditavam que iria afundar ou não. Na aula de natação realizamos a experiência com as crianças dentro da piscina.
Procedimento:
A professora escolheu objetos grandes e de formas diferentes, como tábua de madeira,pneu etc, e levou à piscina. Questionou quais dos objetos irão flutuar ou afundar. Experimentar. Fizemos a classificação.
Procedimento igual ao anterior, porém, questionando: Quais objetos afundaram na experiência anterior? Como eles eram grandes ou pequenos? E qual era a quantidade de água? Muita ou pouca? Como são esses objetos agora? E a quantidade de água? Será que os mesmos objetos que boiaram na experiência anterior também boiarão agora? E se eu colocar esses objetos grandes em uma vasilha com pouca água eles também flutuarão?
Depois de realizarem a experiência, as crianças registraram o que realmente afundou e não afundou.
Procedimento:
A professora escolheu objetos grandes e de formas diferentes, como tábua de madeira,pneu etc, e levou à piscina. Questionou quais dos objetos irão flutuar ou afundar. Experimentar. Fizemos a classificação.
Procedimento igual ao anterior, porém, questionando: Quais objetos afundaram na experiência anterior? Como eles eram grandes ou pequenos? E qual era a quantidade de água? Muita ou pouca? Como são esses objetos agora? E a quantidade de água? Será que os mesmos objetos que boiaram na experiência anterior também boiarão agora? E se eu colocar esses objetos grandes em uma vasilha com pouca água eles também flutuarão?
Depois de realizarem a experiência, as crianças registraram o que realmente afundou e não afundou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário