terça-feira, 22 de março de 2011

Artes Ensino Fundamental - 1ºano (Professora Rachel)





Conteúdo:Técnica de Pintura Chinesa (SUMIÊ)

Estimular a coordenação motora ,e o conhecimento de técnicas de pintura.

Trabalhar a composição e a criação de cada desenho utilizando variações de traços.

(Rachel Graciano Leite)


Sumiê

No sumiê, técnica de pintura profundamente influenciada pelo zen, não dá para corrigir os traços, porque a idéia é captar o momento.

Um traço, um ponto, uma linha. Em movimentos ágeis a mão desliza sobre o papel, que absorve a tinta. As pinceladas são únicas, sem retoques. É assim, em poucos minutos, que nasce uma pintura sumiê,uma técnica chinesa que chegou ao Japão no século 13 e de lá se espalhou pelo mundo. Sua principal característica é mesmo a rapidez. O artista sabe que o trabalho deve ser único, espontâneo, sem hesitação, pois qualquer tentativa de corrigir o desenho vai resultar num borrão. Por essa razão, a pintura sumiê está muito ligada à meditação: é preciso estar “inteiro”, totalmente concentrado na atividade, para deixar o braço deslizar sobre a folha e refletir os sentimentos do autor naquele exato momento. Como se pode ver pelas imagens que ilustram estas páginas, de autoria da mestra alemã Rita Böhm, dona de uma escola em Berlim, não há perspectiva nem claro-escuro. É muito mais um croqui, um esboço, uma espécie de caricatura. Em vez de formas perfeitas, figuras subjetivas que nos obrigam a buscar na memória os “pedaços” que faltam para completá-las

“Na China, os desenhos têm muita cor e ocupam quase todo o papel”, diz Suely Shiba, que se iniciou na técnica há oito anos e dá aulas, em São Paulo, desde 1999. “No Japão, é muito mais simples, porque assim é considerado mais nobre.” E também por uma questão de etimologia. Sumi, em japonês, quer dizer tinta preta. Ê é desenho, pintura. Até o início do século passado, o sumi-ê era só preto no branco mesmo. Mais recentemente, as tintas coloridas (gansai), sempre em tons suaves, passaram a ser aceitas pelos mestres.“O maior benefício do sumi-ê é nos trazer para o agora. Ele tira as ansiedades e preocupações. Só fica o traço. E uma dúvida: você usa a tinta ou ela usa seu corpo para se expressar?

Fonte de pesquisa:

http://pensandozen.blogspot.com/2009/05/o-zen-no-sumi-e.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário