segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Luneta caseira

Se você acha que observar os astros é muito complicado, está enganado. Pra ter idéia, Galileu criou a primeira luneta pra observação do universo há mais de 400 anos!!! Pois é, se ele conseguiu, por que você também pode?
Leia o anexo abaixo pra aprender a montar uma luneta em sua casa. Os materiais são simples e de fácil aquisição. Então é isso, está lançado o desafio. E quem conseguir montar ganha uma surpresa!
Bom divertimento!


Construção de uma Luneta com lente de Óculos
Prof. Pedro Jardim

Neste trabalho apresentamos uma sugestão de como construir uma luneta astronômica utilizando apenas materiais facilmente disponíveis no comércio, de baixo custo e de fácil montagem. No lugar da lente objetiva usa-se uma lente de óculos de um grau positivo e no lugar da lente ocular usa-se um monóculo da fotografia. Os encaixes são feitos com tubos e conexões de PVC. Uma sugestão de como construir um tripé para a luneta também é dada. Apesar de se usar materiais rudimentares, os resultados são satisfatórios. As crateras lunares são facilmente observadas, assim como seu relevo, principalmente nas luas crescentes e minguantes.

Atenção: em hipótese alguma permita que se observe o Sol com a luneta, pois danos irreparáveis poderão ser causados ao olho.

Descrição dos materiais:
- 1 luva simples branca de esgoto de 50 mm ( ou 2" - duas polegadas) - A
- 1 lente esférica incolor de óculos de 1 grau positivo - B
- 1 disco de cartolina preta (ou papel preto) de 50 mm de diâmetro, com furo interno de 20 mm de diâmetro - C
- 70 cm tubo branco de esgoto de 50 mm de diâmetro (ou 2") – D e E
- 70 cm tubo branco de esgoto de 40 mm (ou 1 1/2") – F e G
- 1 luva simples branca de esgoto de 40 mm ( ou1 1/2") - H
- 1 bucha de redução curta marrom de 40 x 32 mm – I e I’
- 2 monóculos de fotografia - J
- 1 plug branco de esgoto de 50 mm ( ou 2" )
- 1 lata de tinta spray preto fosco
- 1 rolo de esparadrapo de aproximadamente 12 mm de largura por 4,5 m de comprimento
- 1 lata pequena de vaselina em pasta
- 1 caixa pequena de durepoxi ou similar

Procedimentos: pinte as paredes internas dos tubos DE e FG com tinta spray preto fosco, mas antes de pintá-las coloque um anel de esparadrapo na extremidade E da parede interna do tubo DE e outro anel de esparadrapo na extremidade externa F do tubo GF (veja a figura 1). Depois de completada esta pintura retire os dois anéis de esparadrapo acima mencionados, pois eles estarão sujos de tinta. No lugar do anel que estava na extremidade interna E, coloque tantos anéis sobrepostos de esparadrapo quantos forem necessários para que o tubo GF possa passar pela extremidade E do tubo DE e deslizar dentro deste sem muito esforço. Se necessário, coloque vaselina sobre o último anel de esparadrapo. No lugar do anel de esparadrapo que estava na extremidade externa F, coloque tantos anéis de esparadrapos quantos forem necessários para que o tubo GF possa deslizar dentro do tubo ED sem precisar esforço, mas sem escorregar sozinho se os tubos ficarem na vertical. Obviamente será preciso fazer a extremidade G, do tubo GF, entrar pela extremidade D, do tubo ED e sair pela extremidade E, e, então, verificar se eles deslizam suavemente sem muito esforço. Se necessário, coloque vaselina sobre o último anel de esparadrapo. Seqüência de montagem: coloque o tubo FG dentro do tubo ED, conforme descrito no parágrafo anterior. Coloque estes tubos na vertical, com a extremidade D para cima. Sobre esta extremidade (D) coloque o disco de cartolina preta (C). A finalidade deste disco é diminuir a aberração cromática; este é o nome dado à dispersão da luz branca (separação de todas as cores) após ela passar pela lente. Sem este disco ( C ) nem a Lua é visível. Faça um teste. Continuando a seqüência de montagem: sobre o disco C coloque a lente ( limpe-a bem) com o lado convexo para cima e, então, encaixe a luva A, conforme indicado na figura 1. É importante que o corte da extremidade D do tubo tenha sido feito perpendicularmente ao eixo do tubo DE. O monóculo J já está encaixado na bucha marrom I I', é só encaixar a bucha na luva H e esta, por sua vez, encaixar na extremidade G do tubo GF.
- Está pronta a sua luneta! Para ver a vizinhança é só mirar a luneta e deslocar lentamente o tubo GF ao longo do tubo ED para obter a focalização. Também não se esqueça de que a imagem estará se formando a uns 4 ou 5 cm atrás da lente ocular, por isso não encoste seu olho na ocular (monóculo), deixe-o a uns 4 ou 5 cm atrás do monóculo.

Atenção: as peças I I', H e A devem ser encaixadas, mas de tal forma que seja possível desencaixá-las com certa facilidade, para futura limpeza das peças, por exemplo, por isso, se for necessário, é recomendável passar vaselina antes de encaixá-las. Em casos extremos use uma lixa fina para desbastar as superfícies de contato e, depois, coloque a vaselina. Também não se espante com a imagem invertida. Lembre-se, esta é uma luneta astronômica e em astronomia, cabeça para baixo ou para cima é só uma questão de referencial.

Aproximação: é igual à razão entre a distância focal da objetiva pela distância focal da ocular, portanto: 100 cm / 4 cm = 25.


4 comentários:

  1. Quem conseguiu construir com sucesso esta luneta? Pois tentei e não obtive exito.
    Fiz tudo menos o monoculo que não consegui encontrar,no lugar coloquei a lente (onde se ver) de uma maquina fotografica, e nada.
    Minha filha esta decepcionada pois ela ficou bastante entusiasmada com o projeto.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo agora posso acrescentar algo muito interessante no meu seminário de Física sobre istrumentos ópticos.
    Muio obrigado pela ajuda, mesmo sem poder assistir.
    Ah! Seu blog estará na lista de fontes da pesquisa.
    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  3. E não ligue para comentários destrutivos, se a pessoa não tem o material completo, então não tem como obter um bom resultado.
    As palavras destrutivas não constroem nada em nossos corações, apenas nos fazem chorar lágrimas de decepção.

    ResponderExcluir
  4. O projeto original feito pela USP e pela OBA, exatamente igual a este mesmo, disse que poderia substituir o monóculo por uma lente e um frasco conta-gotas. Procure no you tube as quatro partes do video da OBA e poderá saber mais.
    E sim, uma pessoa pode fazer sem os materiais corretos, improvisando do jeito que sabe! Estejam informados!

    ResponderExcluir