sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Feira do Livro 2010 - Mesa redonda "Turbilhão de Mares"

A Feira do livro movimentou a escola nesta quinta-feira. Desde cedo, vários eventos e atividades quebraram a rotina dos alunos. Logo cedo, na abertura, a mesa redonda "Turbilhão de Mares". Recebemos três convidados, que falaram de suas experiências de vida associadas aos livros.O professor Bira, que leciona literatura para o ensino médio e também é advogado, jornalista e formado em Filosofia e Teologia, começou declamando uma poesia.
Em seguida, cada convidado falou de suas experiências começando pelo professor Willy Torresin, que leciona inglês, é formado em história e tem mestrado em literatura pela UFPR, além de atuar como tradutor juramentado. Ele lembrou dos tempos da infância em que começou a cultivar o hábito da leitura. Recordou com emoção de quando conheceu o mar, já que só tinha vivido esta experiência pelas páginas dos livros.
O jornalista Gelson Negrão, Diretor de Jornalismo da Rede Massa, foi o segundo a falar. De infância humilde em Andirá, no norte pioneiro do Paraná, Gelson contou que descobriu os livros por acaso. Ele acompanhava a mãe em consultas em uma cidade vizinha. Enquanto a mãe cuidava da saúde, ele e os irmãos ficavam na casa de uma amiga da família, a "professora Ercília". Ela tinha uma biblioteca particular e Gelson viajava nas histórias. Daí veio o interesse pelo jornalismo. "Eu precisava achar um jeito de viajar", disse aos alunos. Foi quando conheceu o rádio e logo agarrou uma oportunidade para se iniciar nesta profissão. Foram 9 anos de rádio e mais 17 de TV, e coberturas em 3 Copas do Mundo e 2 Olimpíadas, além de inúmeras viagens inesquecíveis, como a primeira, para o Chile.
Já o professor Bira apresentou aos alunos uma história de vida complexa. Da vida tranquila no sítio, em Assis Chateubriant, ele decidiu estudar para ser padre. Passou 13 anos no seminário, formou-se em Filosofia e Teologia, passou 2 anos em Israel e abandonou a vocação logo nos primeiros anos da carreira. Veio para Londrina e seguiu estudando. Formou-se em Jornalismo, Direito e Letras e passou a dar aulas de literatura e advogar. Em 2004, Bira teve um grave problema de saúde e, depois de uma cirurgia, precisou ficar um mês internado. Foi quando "devorou" livros, 219 obras em 30 dias. Aos alunos, Bira deu um conselho: sempre carregar um livro. É a maneira que ele encontrou de enfrentar filas.
Aos três convidados, a Escola Alfa agradece a presença, que abrilhantou a abertura da nossa Feira de Livros.

Um comentário:

  1. vcs ñ tem passaporte para ciencias, portugues, história geografia, e para matemática nova edição né?
    bjs se vcs tiverem entre em contato comigo é 35672229 ou 91848450
    bjs..........

    ResponderExcluir